quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

"Deixem o óleo em paz" parte 1-pele





Calma, não comece a pular de alegria pensando "oba, posso comer fritura à vontade!!" Não é bem assim. Nesse post eu vou falar de como os lipídos são geralmente injustiçados, tanto os óleos quanto as gorduras, seja na pele ou na alimentação.

Óleo na pele:
Vamos começar assim, grosseiramente: Nossa pele é tipo criança birrenta, você tira o óleo dela, ela fica irritada e produz mais óleo ainda. O óleo proteje a pele e não deixa que ela desidrate. Porém, em excesso, junto com sujeira e células mortas, ele acaba entupindo os poros. O melhor jeito de manter uma pele saudável é do jeito mais natural possível, evitando assim irritação e ressecamento. Mas infelizmente existe sujeira no ar, nas suas mãos, em tudo. Além disso quando nosso organismo não funciona 100% bem (acredite, nenhum organismo funciona), algumas toxinas são excretadas por meios menos convencionais (que seria urina e fezes), ou seja, a pele. Então temos que tirar as toxinas/sujeiras de algum jeito, pois só água não dá conta. O que fazer então? Bom, existe algo chamado oil cleansing method ou OCM (método de limpeza com óleo) que diz que óleo se dissolve com óleo. Visto que comedões e cravos são geralmente formados por uma "rolha" de sebo entupindo os poros, então faz sentido querer dissolver esse sebo. Sem contar que óleo dissolve muito mais sujeira do que água. Não acredita? Tire maquiagem com óleo para você ver com os próprios olhos. "Ah, mas minha pele vai ficar oleosa!!!". Vai sim, mas calma que esse óleo foi só pra dissolver a sujeira. Depois você pode lavar o rosto, mas que seja com algo suave. Sem ácidos, sem remédios, sem quantidades excessivas de compostos detergentes. Tá, mas e daí? Você tirou todo o óleo, dá na mesma! Não é bem assim, depois de tudo isso você tem que repor essa proteção, com um óleo novinho, limpinho e sem toxinas, antes que a pele tenha um ataque de birra e produza mais óleo. Vou mostrar aqui a minha rotina de limpeza de pele:

-Aplico azeite de oliva na pele e massageio bem. Às vezes misturo partes iguais de azeite/óleo de rícino
-Retiro esse óleo com papel higiênico (algodão de desfaz e deixa um monte de fiapo, que inclusive fica entrando nos olhos)
-Se eu estiver usando muita maquiagem eu repito o processo.
-Lavo o rosto com um sabonete líquido suave, sem parabenos, sem óleo mineral, o mais natureba possível. De preferência eu coloco o sabonete nas mãos, faço espuma com água, e aplico no rosto seco. A água forma uma camada "protegendo" o óleo do sabonete (tanto que o melhor jeito de lavar uma panela engordurada é de colocar o detergente antes da água., funciona até melhor que água quente).
- Reponho a oleosidade com óleo de coco.

DEIXE O PRECONCEITO DE LADO!
Muita gente acha nojento colocar azeite no rosto, mas aí vai lá as "novex" da vida e lançam o "novex azeite de oliva" e o povo vai correndo comprar. Errr... percebem a hipocrisia?
Outra parte torce o nariz pro óleo de rícino, que é laxante. Mas vai lá e compra gloss, que quase sempre tem óleo de rícino na composição. Inclusive falei dele no post anterior, componente principal do famoso lip tar.
Por que óleo de coco? O óleo de coco tem muitas propriedades benéficas pro organismo, mas o efeito é mais por uso interno do que externo. Acredito (mas posso estar errada) que a ação na pele seja mais físico do que químico, a tal da camada de proteção. Mas apesar disso, o óleo de coco tem 2 grandes vantagens: primeiro que o cheiro é muito bom. Segundo que a pele não fica com aparência oleosa. Mas tem que tomar cuidado na hora de passar, tem que passar muito pouco. Mesmo porque na pele a aparência não fica nada oleosa, já nos cabelos fica meio nojento, e você não vai viver de rabo de cavalo e franja presa a vida inteira né? Geralmente eu uso uma gota. Ou o equivalente se o tempo não estiver tão quente, o óleo de coco é uma gordura e solidifica em uma temperatura aproximada de 25°C.
Muito bla bla bla né? Então vou mostrar umas fotos do antes e depois:


fotos sem nenhuma maquiagem, mas com dignidade porque não preciso de maquiagem pra ter dignidade!!!

Perceberam a diferença com o óleo e sem o óleo? Pois é, eu também não, tanto que eu não sei bem qual é qual. Tirei a foto faz tempo e fiquei com preguiça de postar porque, né, eu costumo escrever um livro a cada post. Mas eu lembro que eu tirei uma foto de frente e uma de lado pra diferenciar e eu acho que a de frente é a foto do "antes".

Como vocês podem perceber pela foto, sim eu tenho um problema de acne, e não, isso tudo não acabou com o meu problema, simplemente porque acne é mais interno do que qualquer outra coisa (com excessão da acne cosmética, o que não é o caso). Alimentação e hormônios interferem muito na acne, e isso nenhum creme vai curar (o peróxido de benzoíla e outros remédios podem até ser um tratamento, mas não curam a acne, então quando você para de usá-los, a acne volta).
Mas eu posso dizer que essa rotina de limpeza melhorou sim a aparência da minha pele, sem contar que ela não fica mais desidratada como antes.

Aproveitando o post, mas saindo um pouco do assunto "pele", aqui vai uma dica:
O óleo de rícino é um ótimo reparador de pontas. Coloque uma gota (não mais que isso) nas mãos e esfregue bem uma palma na outra antes de levar ao cabelo. Aplique como se fosse um reparador de pontas. Ao contrário do silicone que, pelo menos no meu cabelo, fica lindo na hora, mas depois as pontas voltam a ficar espigadas, com o óleo de rícino as pontas ficam bonitas o dia inteiro. Mas nunca use antes da chapinha, afinal de contas você não quer fritar o cabelo.

Espero que tenham gostado das dicas!

0 comentários: